Mitos e verdades sobre registro de marcas
Mesmo sendo fundamental para a segurança do negócio, existem ainda muitas dúvidas e especulações sobre o assunto, o que faz com que muitos empreendedores deixem de fazer o registro e arrisquem perder suas marcas. Conheça alguns mitos e verdades sobre do registro de marcas!
![](https://sacram.com.br/wp-content/uploads/2023/01/negativo.gif)
CNPJ, Razão Social, domínio e @ garantem a propriedade da marca
MITO - CNPJ, domínio e @ no Instagram, nada disso garante que a marca seja sua. A propriedade da marca só é garantida através do registro emitido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sem ele você está arriscando perdê-la a qualquer momento.
![](https://sacram.com.br/wp-content/uploads/2023/01/yes.gif)
Registro garante a eclusividade da marca
VERDADE - O certificado de registro emitido pelo órgão federal garante proteção legal contra cópias e imitações e garante sua exclusividade dentro do seguimento em que atua. Além disso, possibilita o licenciamento da marca e a abertura de franquias do seu negócio.
![](https://sacram.com.br/wp-content/uploads/2023/01/no.gif)
Registrar marca é caro
MITO - Acreditar nesse mito pode acarretar um prejuízo para seu negócio que vai além do financeiro. Como, por exemplo: multa por uso indevido de até R$ 50 mil, fachada, embalagens, fardamentos, nova identidade. O registro, além de proteger sua marca, evita que todo seu investimento vá água a baixo e o trabalho de ter que reconstruir uma marca do zero!
![](https://sacram.com.br/wp-content/uploads/2023/01/sim.gif)
Com o registro, posso impedir que terceiros usem minha marca
VERDADE - O registro garante que a propriedade da marca é de fato, sendo assim, é possível notificar terceiros que a utilizem sem autorização e se beneficiem com ela. Caso persistam, você pode recorrer ao poder judiciário.